Resenha: Na Ilha, por Tracey Garvis Graves

quarta-feira, junho 03, 2015

      Na IlhaEu detesto escrever resenha sem ter uma opinião formada sobre o livro. Mas às vezes, por mais que a gente tente, não dá pra decidir. Esse foi o caso de "Na Ilha". Tudo bem, vamos por partes, como Jack. 

Anna Emerson é uma professora de inglês de 30 anos que está indo passar as férias de verão nas ilhas Maldivas, trabalhando como professora particular de T.J. Calahan, um adolescente de 16 anos com câncer em remissão. Anna namora com um homem chamado John há oito anos e seu sonho de casar e formar uma família vive sendo adiado porque ele parece não querer "se amarrar". Ela então pensa que o emprego de verão é uma boa oportunidade para repensar seu relacionamento. Seria a oportunidade perfeita. Se o avião no qual ela e T.J. viajavam não tivesse caído. Agora, presos numa ilha desabitada, eles lutam pela sobrevivência na companhia um do outro. 


No começo, me arrependi um pouco de ter comprado esse livro. A história parecia legal, de início, mas depois me perguntei se não tinha me deparado com mais um livro clichê demais. Resposta: sim e não. 

A história é contada em capítulos alternados pelos dois personagens principais. A Anna é uma mulher forte, determinada, mas ao mesmo tempo bastante insegura. O T.J. é um típico adolescente de 16 anos, que depois do câncer, só quer voltar a ter uma vida normal. Com o passar dos capítulos, me encantei pelos personagens e não consegui largar o livro (eu li em uma madrugada), já que é uma proposta bastante inusitada. Apesar de a história ser sobre a sobrevivência na ilha, a autora não deixou que tudo se tornasse um tédio ou uma repetição de fatos.

Mas aí vieram as últimas 150 páginas. E tudo ficou completamente previsível. Sabe aquela situação que você pensa: "Hum, tal personagem agora vai fazer isso.", aí ele vai lá e faz? Pois é. Só que  foi o mesmo pensamento muitas, muitas vezes, em poucas páginas. A autora vacilou.

Acho que deu pra perceber que esse livro me deixou um pouco dividida, né? Eu gosto de livros clichê (sim), mas quando o livro me prendeu, eu esperava uma coisa completamente diferente. Tradução: resenha bipolar! Hahahaha!

Apesar de tudo, a capa é linda. Assim como a capa de Recomeço, achei essa bem simples e pra mim menos é mais ♥

Veja também!

11 comentários

  1. Eu ja ouvi falar nesse livro. Acho bom a tematica dele envolvendo superação, apesar de um pouco cliche, como voce disse. acho que vou dar ele de presente pra uma tia minha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A proposta é boa, mas o autores correm o risco de deixar cair no clichê, né?
      Beijo! ♥

      Excluir
  2. Hello!
    Tinha lido uma outra resenha em outro blog e foi bem positiva.
    Pela sinopse eu tinha mega me interessado pelo livro, romance com pessoas de diferentes idades para mim não é tao comum, ainda mais qdo a mulher q é a mais velha.
    Pra mim a capa foi simples, adorooo qdo é cheia de detalhes ou com aquelas artes com escritas diferentes.
    Mas ainda quero ler o livro e ver se vou ficar dividida igual a vc...heheh
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, eu já sou o contrário! Prefiro capas mais simples <3
      Beijo!

      Excluir
  3. Eu já havia não me interessado muito por esse livro e com a sua resenha, acho que não vou lê-lo nem tão cedo hahaah
    Resenha bipolar foi ótimo hahahaah, é assim mesmo, as vezes gostamos de umas coisas do livro e outras nem tanto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ah nem sinceramente do meu ponto de vista eu não me prendo a histórias onde a mulher é mais velha que o homem sério. Eu acho que diferença de idade as vezes é relevante sim. E nesse caso a diferença é imensa. Mas né cada um é cada um. E já não querendo ler, saber que a história é previsível me fez querer ler menos ainda. Dispenso.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  5. Eu comprei esse livro na Bienal porque tava muito barato e sinopse me pareceu legal, não tive ainda vontade para ler... Confesso que a resenha não me animou muito mais, apesar de não me importar com coisas previsíveis. Enfim acho que vai para o fim da lista na minha lista de leitura mesmo.

    De qualquer maneira ótima resenha como sempre :)

    ResponderExcluir
  6. Não sabia nada sobre o livro até agora, mas confesso que a resenha não me animou muito para procurar saber mais. Acho que vou deixar passar em branco e nem adicionar a minha TBR, hahaa.
    Bjs e tudo de bom,
    Respire Livros

    ResponderExcluir
  7. Ju-flor,
    Sua resenha é a primeira que avalia esse livro apenas como "bom". Gostei de saber o por quê. Pena que há muitas páginas previsíveis na história. Eu odeio quando um livro não me surpreende em nada… Não consigo deixar de sentir que estou "perdendo tempo" lendo-o. Mas concordo com você que há uma parte totalmente fora do clichê nessa história: um romance entre uma mulher mais velha e um rapaz mais novo. CHEEEEEGA do contrário (rs). Enfim, só por esse fato, confesso que leria o livro.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Vou te confessar que pela sinopse rolou um medinho básico de rolar um relacionamento nessa ilha UAHSUAS ok, viagens minhas a parte a premissa é boa mas te entendo nessa de ficar previsível e isso acontecer depois de você ter ficada tão presa ao livro é super ruim.

    ResponderExcluir
  9. Comprei esse na Bienal também =D
    E também está na minha lista de leituras, mas tenho vários outros livros na frente, rs.
    Mas quero ler em breve, gostei bastante do enredo do livro.

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz deixando um comentário ♥

Editoras Parceiras

Galeria