Resenha: A Caçada, por Andrew Fukuda

quinta-feira, julho 09, 2015

A Caçada

Gene é um garoto que vive disfarçado, um eper. No mundo onde vive, pessoas como ele são devoradas em questão de segundos, por isso, ele usa presas falsas, raspa os pelos do corpo diariamente, não pigarreia, boceja, não dorme em sala e tem um estoque de garrafas de água em casa. Seu pai, que desaparecera misteriosamente, ensinara-lhe a manter escondido, não chamar atenção e sobreviver no mundo dos sugadores de sangue. Apesar de sentir-se solitário às vezes, o garoto sabe que precisa resistir e não pode ceder à tentação de por um fim a tudo. 

Como se não bastasse, após muitos anos, o Soberano anuncia uma nova Caçada Eper, o que deixa todos em completo êxtase, já que até o dado momento, acreditava-se que os epers estava instintos. Todos sabem que a Caçada é um banquete farto, uma vez que o sabor de um eper é muito diferenciado e que poucos tem a chance de experimentá-la, portanto todo mundo quer ser sorteado. Todo mundo, exceto Gene. E por uma infelicidade do destino, quem é um dos sorteados?


Estou muito feliz de poder compartilhar com vocês a resenha desse livro. Esse ano, muitos livros tem me conquistado e entrado para minha lista de favoritos (eu só tenho 7 no skoob). A Caçada é meu mais novo queridinho.

O Gene é um garoto que vive escondido e sente a falta da família em um mundo onde as pessoas coçam o pulso ao invés de rir quando acham algo engraçado. É genial como o autor não se refere aos habitantes enquanto vampiros, mas como se naquela sociedade, os "sobrenaturais" fossem os humanos, ou melhor, os epers.

Imagino que seja fácil errar tão feio quando se trata de epers, desviar rapidamente da verdadeira pesquisa científica para teorias sem o menor fundamento. Afinal, se os papéis fossem invertidos e fossem as pessoas que tivessem sido extintas, as teorias provavelmente seriam carregadas de exageros e distorções: em vez de dormir em suportes, eles dormiriam em caixões; como criaturas da noite, seriam tão invisíveis ao olho humano que, mesmo na frente do espelho, não teriam reflexo; pálidos e macilentos, seriam tomados como seres fracos e benignos capazes de coexistir pacificamente com epers, de se controlar para não devorá-los e sugar-lhes o sangue; todos seriam sempre incrivelmente bonitos e teriam o cabelo perfeito. Provavelmente haveria puras invenções também: a capacidade de nadar a uma velocidade vertiginosa debaixo d'água; e ideias risíveis e ridículas de romances entre pessoas e epers. 
Quando tem que fingir felicidade extrema por ter sido sorteado para participar da Caçada Eper, tudo piora para Gene. Como ele e os outros caçadores passam os cinco dias que antecedem o evento no Instituto Eper, que promove a caçada, o garoto não tem mais acessoa a suas coisas, entre elas, seu barbeado, cortador de unhas e, principalmente, garrafas de água para tomar banho.

Para piorar, uma sorteada é ninguém mais, ninguém menos, que Julia Brasa, uma garota por quem Gene costumava ser atraído. Como ter um crush quando se é um eper não é nada recomendável, Gene se afastou da ruiva, mas à essa altura, Julia já estava na dele e... Bem, serem o sorteados para a Caçada significa uma nova aproximação.

Eu adorei esse livro. Confesso que ao saber que era comparável à Jogos Vorazes, eu fiquei com os dois pés atrás, mas o livro me surpreendeu muito e tem potencial para ser uma série de sucesso. Mais uma vez eu deixo aqui o meu elogio à Editora Intrínseca, seguido de uma crítica: Arrasaram na capa, muito bonita, a diagramação e formatação também são ótimas, mas mais uma vez a editora não deixou claro em NENHUM lugar que trata-se do início de uma série, o que é um erro, já que nem sempre o leitor procura uma trilogia/série nova. Logo, melhore Intrínseca.

Fora isso, o livro é ótimo. E você pode ganhá-lo no Top Comentarista desse mês. Participe! 


Veja também!

1 comentários

  1. Esse livro é um dos q mais quero ler e qdo vi q era prêmio do top eu pireiiii! Quero mto ganhar! Será q o raio cai duas vezes no mesmo lugar? Hahaha!
    Adoro uma aventura e esse parece ser mto bom daqueles bem frenético q deixa a gente viciada até terminar.
    A capa ta bem linda!
    Não sabia q era série, mas eu topo ler tudo!
    Mto curiosa!
    Bjuuuu

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz deixando um comentário ♥

Editoras Parceiras

Galeria