Resenha: Não Se Iluda, Não, por Isabela Freitas

terça-feira, agosto 25, 2015


        Não Se Iluda, Não

Depois de passar um ano sem namorado, Isabela está determinada a realizar o grande sonho de ser uma escritora reconhecida. Resolve dar os primeiros passos anonimamente, criando um blog onde assina como 'A Garota em Preto e Branco'. Em seu diário virtual, ela desabafa, fala dos amigos, dos não tão amigos assim, e confessa suas aventuras e desventuras amorosas. Assunto é o que não falta. Durante uma temporada agitada em Costa do Sauípe, na Bahia, acompanhada por Pedro, Amanda e sua insuportável prima Nataly, Isabela conhece o irresistível Gabriel, um sujeito praticamente perfeito, a não ser por um pequeno detalhe... Entre shows e passeios na praia, Isabela precisa admitir para si mesma que sente uma atração cada vez maior pelo seu melhor amigo. Em seu segundo livro, Isabela Freitas dá sequência às histórias dos personagens de 'Não se apega, não'. Dessa vez, com a cabeça nas nuvens e os pés firmemente no chão, a personagem Isabela vai em busca daquilo que seu coração realmente deseja, mesmo quando seu caminho é bem acidentado e cada curva parece esconder uma nova surpresa.

Livro que ganhei de presente de aniversário e li em menos de 5 horas. Sim. Cinco fucking horas. Esperei tanto por esse livro que o devorei de uma maneira sobrenatural. Amo o trabalho da Isa e fiquei super feliz de poder escrever no blog dela. E ler seu livro novo foi bastante surpreendente. 



Isabela passou um ano solteira e viu que isso não é nenhum bicho de sete-cabeças. Nesse segundo livro, ela resolve correr atrás dos próprios sonhos enquanto escreve em seu blog anonimamente, ajuda a melhor amiga a lidar com o término do namoro, lida com a prima insuportável que resolve virar a bff da garota que ela detesta e com um novo sentimento que surge entre ela e Pedro, seu melhor amigo. 

É perceptível que o NSIN está bem menos focado em romance, a auto-ajuda do livro vai explorar (e muito!) as relações familiares e de amizade. Nesse livro, em especial, acho que autora focou bastante nos conselhos, que foram muito bem escritos e a história em si, ficou um pouco clichê. Tenho ouvido alguns comentários sobre ser um livro de meninas com frases feitas, mas sou um pouco descrente em relação à isso. Acho que todos os autores tem a sua forma de falar algo que é comum a todos. Essa é a magia da coisa: situações que a minha mãe passou, eu passo e minha irmã mais nova vai passar. Ponto. É o processo natural de amar. 

Como mencionei, achei que a história ficou clichê e bem previsível, mas diferente das típicas mocinhas a que estamos acostumados, a personagem principal não é cheia de mimimi e de reflexões autodestrutivas (aka Bella Swan), o que não torna a história enrolada demais. Isabela é decidida e aprende com seus erros de uma maneira que deveria ser comum a todos. 

Não me apego muito à quotes, mas posso dizer que um me marcou de uma maneira tão pessoal, que não vou esquecer tão cedo:

"Não me importa a cor do seu passado: escura, pálida ou vibrante. Ele é fascinante de qualquer forma, de qualquer jeito, contado ao pé do ouvido ou berrado em meio a gritos sufocantes. Porque admitir o passado em voz alta requer coragem, e mesmo que você me conte a pior das histórias, vou te admirar por isso. Novamente, do mesmo modo que o passado é capaz de moldar quem você pode ser, ele é capaz de ditar tudo aquilo que você não quer ser."

O livro não me arrancou 5/5 porque sei do potencial da escritora e acredito que a parte romântica pode ser melhor trabalhada. Entretanto, não vejo a hora de saber o desfecho dessa história. A capa é linda (gostei mais do que a capa do NSAN) e eu não me deparei com nenhum erro de diagramação ou formatação. Iludida? Check!

Veja também!

4 comentários

  1. Que lindo, me interessei quero ler ele todo, gosto disso mesmo..
    Amei a resenha,,
    Beijos com carinho (Charmosa.com)
    http://sabrinielo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina! Espero que tenha oportunidade de ler!
      Um beijo ♥

      Excluir
  2. Oieee ainda nao li o primeiro livro da Isabela, mas este segundo me chamou mais a atenção e o trabalho que andam fazendo de divulgação dele esta lindo!

    Quero ler assim que tiver o oportunidade, ótimo resenha!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz deixando um comentário ♥

Editoras Parceiras

Galeria