Resenha: O Oceano no Fim do Caminho, por Neil Gaiman

terça-feira, agosto 11, 2015


      O Oceano no Fim do CaminhoFoi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino. Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.


Eis um livro que eu demorei séculos para ler! Comprei O Oceano no Fim do Caminho há muito tempo e comecei a ler animadamente, quando me deparei com uma estória completamente diferente do que eu esperava. Aquilo me desapontou e eu desisti do livro. Na MLI 2015, me forcei a finalizar a leitura. Terminei. 

Antes de mais nada, quero deixar claro que confesso aceitar a genialidade de Neil Gaiman. Em diversos momentos, consegui enxergar a história d'O Pequeno Príncipe: um livro contado do ponto de vista de uma criança, mas que não é especificamente um livro de crianças.

Nosso personagem principal (em nenhum momento seu nome é mencionado) é um garoto bastante solitário. Ele é um leitor voraz e ama se perder em meio aos seus livros, preferindo-os à companhia de sua irmã e seus pais. Depois que o homem - que ele passou a chamar de "o minerador de opala" - cometeu suicídio, a vida do nosso protagonista dá uma guinada sem tamanho. Nessa guinda, ele conhece Lettie Hempstock, uma garotinha de 11 anos que mora com a sra. Hempstock e a velha sra. Hempstock (sua mãe e sua avó), no fim do caminho. O garoto então, passa a contar com uma ajudinha das forças sobrenaturais das Hempstock para salvar sua família do que teve início com o que parecia ser só um suicídio. 

Eu fiquei bastante surpresa pelo livro trata-se de uma fantasia, já que desde o início eu achei que ele se tratava de um suspense. Me enganei e a decepção foi tanta que, como disse antes, abandonei a leitura. Retomei-a alguns meses depois, bem mais preparada. 

A estória, em si, não me decepcionou. Para ser sincera, não contava com um final tão surpreendente e uma filosofia tão bem trabalhada. Entretanto, tenho ouvido tantos comentários positivos com relação à essa obra, que quando dei mais uma chance à obra, fui com muita sede ao pote. Esperava algo que me arrebatasse o coração e que me deixasse com uma ressaca literária praticamente incurável. Não foi bem isso que aconteceu.

 O livro é bom, mas não merece tanto burburinho. 




Veja também!

2 comentários

  1. Esse livro nao conhecia, vi que ele existia, pq ganhei o marcador do livro e achei bem bonito, hehe.
    Nossa, mas a capa parece q seria um drama com suspense, nao iria imaginar que se tratava de uma fantasia. Eu acho que a sinopse nao deixa isso claro tb.
    Acho que o livro ter feito vc pensar q se tratava de outra história pode ter feito vc nao gostar tanto...
    Livros que mta gente fala bem, tb fico esperando algo mega, hiper blaster chocante....mas nem sempre é assim.
    Daria uma chance ao livro...queria ler.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso! A capa deixa a impressão de que se trata um livro de suspense. Quando ler, me diz o que você achou, viu?
      Um beijo! ♥

      Excluir

Faça uma blogueira feliz deixando um comentário ♥

Editoras Parceiras

Galeria