Resenha: Eu, Você e A Garota Que Vai Morrer, por Jesse Andrews

sexta-feira, outubro 30, 2015

        Eu, Você e A Garota Que Vai Morrer

Greg tem apenas um amigo, Earl, com quem passa o tempo livre jogando videogame e (re)criando versões bastante pessoais de clássicos do cinema, até a sua mãe decidir que ele deve se aproximar de Rachel, colega de turma que sofre de leucemia. Contrariando todas as expectativas, os três se tornam amigos e vivem experiências ao mesmo tempo tocantes e hilárias, narradas com incrível talento e sensibilidade.

Sabe quando você deseja muito um livro e o quer a qualquer custo, mas quando lê, vê que não era bem o que você pensava? Odeio essa sensação de decepção (?). E foi bem assim que "Eu, Você e A Garota Que Vai Morrer" fez eu me sentir. 


Greg é um garoto que não se encaixa em nenhum dos grupinhos comuns de ensino médio. E não é que ele não seja apto o suficiente para isso. Ele evita ser rotulado de qualquer maneira. Seu único amigo, Earl, é bastante explosivo, tem uma família complicada e os dois passam a maior parte do tempo que passam juntos, jogando videogame, vendo filmes antigos e os recriando da maneira mais tosca imaginável. E Greg está muito bem assim até que sua mãe resolve lhe pedir o "favor" de se aproximar de Rachel, uma garota com quem ele quase teve um relacionamento e que acabou de ser diagnosticada com leucemia.

Meio a contragosto, Greg começa a visitar Rachel, sem saber o que dizer ou como agir, já que o último encontro deles não foi nada agradável e ele não tem nenhum conhecimento sobre leucemia. Para ver se a coisa melhora, ele começa a ser acompanhado por Earl durante as vidas e quando a amizade e a consciência de que uma doença muito séria acometeu Rachel aparecem, eles resolvem fazer o melhor (e o pior) filme do mundo homenageando a garota antes que seja tarde demais.

"Eu, Você e A Garota Que Vai Morrer" não é um livro triste, melodramático e as únicas lágrimas que você vai derramar ao longo da história, são de riso. Essa não é a história com lições de vida e frases de efeito sobre adolescentes que amadurecem sob circunstâncias difíceis. Não, nada disso. O livro mostra, é claro, um amadurecimento do Greg antes e após a Rachel, mas não é algo profundo e filosófico.

Uma curiosidade é que a maior parte dos diálogos é feito em formato de atos, como nas peças de teatro, sabe? Algo criativo e diferente de tudo que eu já lera antes. O livro perdeu alguns pontos comigo porque achei a história muito arrastada. Esperava um foco maior na história da Rachel e na produção do filme para ela. Outro ponto que me fez quase desistir de Eu, Você e A Garota Que Vai Morrer, é que o Greg é muito pessimista e, no começo, é até engraçado, mas depois de um tempo fica bem chato continuar.

Na minha opinião, Eu, Você e A Garota Que Vai Morrer é um livro que desmistifica a ideia de que um livro sobre câncer ou qualquer outra doença deva ser uma história trágica ou de superação. Jesse Andrews sabe dosar humor e seriedade, mas peca na ironia e no excesso de informações. Achei a capa linda e é, com certeza, uma das mais bonitas da minha estante. As páginas são amareladas, de espaçamento e fonte agradáveis.




Veja também!

1 comentários

  1. Olá! Ainda não li o livro, tenho curiosidade, na verdade tinha, pois vi que recentemente que terá um filme sobre baseado no livro, acredito que acabe ficando para depois. Será bacana depois você fazer um compartivo filme/livro ^^

    Bjs Joi Cardoso
    estantediagonal.com.br

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz deixando um comentário ♥

Editoras Parceiras

Galeria