Resenha: Simplesmente Ana, por Marina Carvalho

quinta-feira, março 06, 2014

Livro: Simplesmente Ana

Autora: Marina Carvalho
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581631554
Ano: 2013
Páginas: 304
Sinopse: Imagine que você descobre que seu pai é um rei. Isso mesmo, um rei de verdade em um país no sudeste da Europa. E o rei quer levá-la com ele para assumir seu verdadeiro lugar de herdeira e futura rainha… Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil ou mudar-se para Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex. Mudar-se para Krósvia pode ser tentador — deve ser ótimo viver em um lugar como aquele e, quem sabe, vir a tornar-se rainha —, mas ela sabe que não pode contar com o pai o tempo todo, afinal ele é um rei bastante ocupado. E sabe também que Alex, o rapaz que é praticamente seu tutor em Krósvia, não fará nenhuma gentileza para que ela se sinta melhor naquele país estrangeiro. A não ser… A não ser que Alex não seja esta pessoa tão irascível e que príncipes encantados existam. Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que — ao mesmo tempo — nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta.



Sabe aqueles livros que você compra porque achou a capa linda de viver? Foi exatamente assim que conhecei Simplesmente Ana, da autora brasileira Marina Carvalho. Comprei o livro na Bienal de Salvador do ano passado, no stand da NC e me apaixonei pela capa! Terminei de ler há quase um mês e descobri que a história também é fascinante! É claro que só tive tempo para resenhar agora, mas vamos lá.

Imagine que você é uma estudante de Direito, mora com a sua mãe que é uma cozinheira maravilhosa, não conhece seu pai e tem tido sonhos estranhos com muita frequência. Quando de repente, o rei da Krósvia - um país europeu - deixa um recado no facebook, dizendo ser seu pai e quer que você passe um tempo com ele, para ser apresentada ao povo como a princesa da Krósvia. Boa sorte! 

Eu esperava que o livro trata-se de uma garota durona que se mostra completamente volátil quando descobre que seu pai é um rei; e fica totalmente desestabilizada. Daí o bonitão aparece e mostra pra ela que a vida real não é tão difícil. Tradução: esperava mais um clichê batido para a lista de fracassos da literatura nacional. 

MAS, Marina Carvalho é diva e sambou na minha cara! Que conto de fadas clichê, o quê! (aka, Meg Cabot). Ana Carina se mostra como uma personagem determinada e guerreira, mas que sabe lidar com toda a novidade e toda essa coisa de "ser princesa" como se tivesse nascido para isso (huehuehue). E o Alex... Bem, o Alex é meu novo momorido literário :3

Deixo aqui o meu sincero parabéns à Editora Novo Conceito, que tem investido pesado na publicação de livros nacionais, um grande incentivo aos escritores do nosso país; e à autora, Marina Carvalho, que tem sido um ícone na literatura brasileira, mostrando que os jovens também tem lugar nessa porra! (Desculpa, me emocionei, aqui). 

Veja também!

0 comentários

Faça uma blogueira feliz deixando um comentário ♥

Editoras Parceiras

Galeria