Resenha: Eleanor & Park, por Rainbow Rowell

segunda-feira, janeiro 25, 2016

Eleanor & ParkEleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths.


Eleanor e Park moram no mesmo bairro, estudam na mesma escola, mas levam vidas completamente diferentes. Ele, um garoto que curte quadrinhos, walkman e que socializa com todos na escola sem criar grandes vínculos. Ela, uma novata ruiva, que se veste de maneira esquisita e vira alvo de bullying na escola nova. 

Eleanor volta a morar com a mãe, os irmãos e o padrasto em uma casa humilde depois de um longo tempo afastada,  quase nunca tem uma refeição com as vitaminas que alguém normal necessita e finge dormir enquanto ouve as agressões que sua mãe sofre de Richie - o padrasto, a quem ela detesta; enquanto Park mora com os pais e o irmão mais novo, com uma vida financeira favorável, luta taekwondo e tem traços orientais (herdados da mãe).  

Eles se conhecem no ônibus escolar, quando ninguém quer que Eleanor sente no banco e Park sugere - bem rudemente - que ela ocupe o lugar vazio ao lado dele.Por tê-la tratado com grosseria, o garoto começa a se sentir mal e quando percebe que ela lê, por cima do ombro, as revistinhas que ele leva, Park começa a emprestá-la os gibis, como uma forma de "compensar" a maneira frívola com que a tratou. Daí surge uma amizade e, posteriormente, um amor de adolescência. A partir daí, eles vão descobrindo um ao outro e à si mesmos, percebendo que nem tudo são flores.

Esse é um livro que desperta aquele sentimento de primeiro amor, que é o que nossos personagens principais vivenciam. Nunca tinha lido nenhum livro da Rainbow Rowell, mas agora entendo porque é uma autora tão elogiada. Ela é convida o autor é rememorar situações da adolescência, como aquela garota que parece não largar do seu pé, ou a insegurança que nos acomete quando estamos na escola, ou ainda, a cobrança que sofremos dos nossos pais.

Eleanor & Park é um livro lindo que trata, sobretudo, de amizade e de compreensão. Com capítulos intercalados entre os dois personagens, podemos perceber que são adolescentes que, apesar de morarem no mesmo bairro, têm uma realidade completamente diferente. O livro tem um desfecho incrível e ao terminar a leitura, é impossível não pensar: "Quero ler a lista de supermercado a Rainbow Rowell".

Quanto ao design, a capa é uma graça e me lembra Amy e Matthew (inclusive, fui ver se não era da mesma autora, rs). Não encontrei erros de revisão, as páginas são amareladas e as fontes são de tamanho à proporcionar uma leitura agradável.

LEIAM ♥

Veja também!

0 comentários

Faça uma blogueira feliz deixando um comentário ♥

Editoras Parceiras

Galeria