Resenha: Fangirl, por Rainbow Rowell

quarta-feira, fevereiro 24, 2016


Fangirl

Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida – e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme.Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela não quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real. Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto.Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências.Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias?


Mais um livro da Rainbow Rowell para a coleção. Dessa vez, com uma premissa que me cativou, Fangirl ganhou espaço no meu coração por falar de algo que eu conheço bem: fanfictions. E apesar de ter gostado bastante, tenho algumas ressalvas.

Cath escreve uma fanfic de sucesso da série de livros Simon Snow. Ela ama escrever e aquele é o seu refúgio. Sua irmã gêmea, Wren, costumava ajudá-la, mas resolveu ampliar seus horizontes com a chegada à faculdade. Com toda sua dedicação à fanfic, Cath é meio (muito) antissocial e é resistente à novas experiências. Por isso, ela e a irmã (que busca justamente o contrário) acabam se afastando e o ciclo social de Cath se resume ao pai, um solteirão, já que os três foram abandonados pela mãe das meninas quando essas ainda eram crianças; Reagan, sua colega de quarto; e Levi, amigo de Reagan e frequentador assíduo do quarto delas.

A Cath é meio complicada, no início, pois sua recusa a tudo que é novo irrita por diversas vezes. Quando ela começa a amadurecer e se deixar levar, se torna uma personagem cativante. Não posso dizer o mesmo de sua irmã, já que Wren vai para a universidade achando que vai ser American Pie e quer viver a vida adoidada sem medir as consequências. Sim, as gêmeas são os dois extremos da coisa.

De outro lado, também temos Levi e Reagan, que foram os responsáveis pela inserção de Cath no mundo real. Eles foram super pacientes e se mostraram amigos excelentes. O pai delas é outro personagem super querido e, apesar da história dessa família quase não ter sido explorada, me afeiçoei a ele.

Outro ponto negativo é que os capítulos terminavam com trechos da história de Cath, o que não fez muito sentido e quebrava o ritmo da leitura. O livro não é espetacular, não tem nada que o destaque e acho que Rainbow tem potencial para desenvolver melhor a história. Além do mais, achei o final muito em aberto, o desfecho não convence.

Um leitura fluida e despretensiosa, Fangirl é bom, mas não surpreende e deixa a desejar em alguns quesitos. Aquele livro para devorar em uma viagem, sem muitas expectativas, e que diverte superficialmente.




Veja também!

3 comentários

  1. Esse foi o livro que me fez apaixonar pela Rainbow.
    Eu vi muito da Cath em mim e por isso me deu raivinha dela em algumas horas hahahha
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe do sorteio do livro Marianas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo, Lu! Também tem um pouquinho de Cath em mim, hahaha!
      Um beijo! ♥

      Excluir
    2. Te entendo, Lu! Também tem um pouquinho de Cath em mim, hahaha!
      Um beijo! ♥

      Excluir

Faça uma blogueira feliz deixando um comentário ♥

Editoras Parceiras

Galeria