20 centavos e um pouco mais!

quinta-feira, junho 20, 2013


Quando eu tinha mais ou menos 11 anos, a passagem de ônibus custava R$1,00 ou R$1,50, não lembro ao certo. Lembro que pagava meia passagem graças à carteira estudantil e que entrava pela frente quando podia, porque tinha tamanho e cara de 6 a 7 anos. Quando fiz 14, conheci o Legião Urbana e suas ideais. Renato Russo então virou uma inspiração. Como não ouvir "Que País é Esse?" e não se sentir revoltado(a) por ver tanta coisa errada no Brasil? Como não ouvir "Geração Coca-Cola" e tirar da ditadura força e coragem pra lutar pelo que a gente acredita? Desde então, tenho sonhado com esse momento.

Há quem diga que a questão são 20 centavos. Não acho. Pra mim, a questão é geral. Ok, vamos lá. Como eu disse, já paguei 75 centavos para andar de ônibus por meia hora. Agora eu pago R$1,40 (ainda com a carteira estudantil!). Dizem que ano que vem devo pagar R$1,75. Já é revoltante, já que, na melhor das hipóteses, demoro cerca de duas horas pra chegar em casa, num ônibus caindo aos pedaços onde o motorista quase sempre dirige de modo "cavalar". Sinceramente, pagaria esse valor alegre e satisfeita se eu fosse sentada e o dito "transporte" tivesse wi-fi sem senha e ar condicionado. É pedir demais por pagar R$3,50?

Mas se você acha que acabou por aí, amigo, está muito enganado.Como eu disse, é uma questão geral e se o povo vai às ruas hoje é porque o aumento do preço das passagens foi a gota d'água. Brasil lá fora é o país das bundas, do carnaval e da alegria o ano inteiro. Porém não. Quem conhece sabe bem que isso é só fachada. Esse país é um saco de corrupção. Os políticos nos assaltam todos os anos, cobrando de nós os impostos mais caros do mundo. E esse dinheiro todo pra quê? Pra - me perdoem a expressão - cheirar o rabo dos gringos? Por favor, há milhares de pessoas morrendo por que os hospitais são uma completa droga. A educação é um lixo. O trânsito é um inferno. E o governo? O governo investiu BIlhões na Copa do Mundo. Desculpa, FIFA mas tá na hora de vocês começarem a investigar onde amarram o jegue de vocês. É o cúmulo do absurdo.

E a nossa presidenta ainda tem a coragem de abrir a boca e dizer que o Brasil cresceu. Cresceu? Aonde? As dívidas né? Porque olha...

Daí em um dia desses, eu ligo a TV e vejo que as pessoas saíram as ruas. Meu Deus, que emoção! Nunca senti tanto orgulho de morar nesse país! Nunca senti tanto orgulho de ser brasileira! "Verás que um filho teu não foge à luta", pela primeira vez, fez sentido. E eu me arrepiei. E gritei. E bradei. E pulei de felicidade. E me animei. Esperei a minha vez de fazer revolução. "Porque eu quero que os meus filhos saibam do que eu fiz por eles", era o que eu dizia.

Mas nada como pais preocupados pra jogar "água no meu brinquedo". Não, meus pais não me deixaram ir às manifestações. Nenhum argumento foi suficiente para derrubar a hierarquia. E sabe o que eu vou dizer aos meus filhos quando eles me perguntarem o que eu fiz pra mudar o Brasil? Vou chorar e dizer que eu não fiz nada. Que eu fiquei em casa, com a bunda quadrada, sentada numa droga de cadeira, enquanto outras pessoas com as mesmas ideologias que eu, iam às ruas e lutavam por aquilo que sempre nos foi de direito.

Pronto, já descobri como lidar com as crianças no futuro. E como lidar com o peso na consciência?

Veja também!

0 comentários

Faça uma blogueira feliz deixando um comentário ♥

Editoras Parceiras

Galeria