Resenha: O Teorema Katherine, por John Green.

terça-feira, junho 25, 2013

Livro: O Teorema Katherine
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580573152
Ano: 2013
Páginas: 302
Sinopse: Colin conhece Katherine. Katherine gosta de Colin. Colin e Katherine namoram. Katherine termina com Colin. É sempre assim. Após seu mais recente e traumático pé na bunda, o Colin que só namora Katherines resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento.Uma descoberta que vai entrar para a história, elevando Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.




Desde que li A Culpa é das Estrelas, venho roendo (modo de falar) as unhas para ler O Teorema Katherine e Quem é você, Alasca. John Green, como eu venho dizendo desde que li o romance, é aquele autor que dá vontade de ler até sua lista de compras. E OTK veio pra comprovar isso. 

Colin Singleton é um garoto prodígio, que faz anagramas de cabeça e só namora garotas cujo nome seja Katherine. Ele acaba de levar o seu décimo nono pé na bunda e encontra-se completamente na fossa. A situação melhora um pouco (bem pouquinho mesmo) quando ele resolve cair na estrada em seu Rabecão de Satã, com seu melhor amigo, Hassan, um muçulmano que não tem a menor vontade de frequentar a faculdade e que não conhece muitas garotas. Os dois então partem numa aventura sem rumo, até que decidem visitar o túmulo do arquiduque Francisco Ferdinando (sim, aquele da Segunda Guerra) em Gutshot, interior do Tennessee. É lá que eles conhecem Lindsey Lee Wells, a guia turística e caixa da mercearia. Nesse passeio, Colin tem seu tão sonhado momento eureca. Ele decide elaborar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, ou Teorema Katherine.

O Teorema trata-se de equação matemática que prevê o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que ele se inicie. E pra isso, Colin se baseia em seus últimos (e únicos) dezenove relacionamentos amorosos. A partir daí, ele conta com a ajuda de Hassan e Lindsey para comprovar o Teorema e passar de prodígio a gênio da matemática mundialmente conhecido.
"Quando se trata de garotas (e, no caso de Colin, quase sempre se tratava) todo mundo tem seu tipo. O de Colin Singleton não é físico, mas linguístico: ele gosta de Katherines. E não de Katies, nem Kats, nem Kitties, nem Cathys, nem Rynns, nem Trinas, nem Kays, nem Kates, nem - Deus o livre - Catherines. K-A-T-H-E-R-I-N-E. Já teve dezenove namoradas. Todas chamadas Katherine. E todas elas - cada um, individualmente falando - terminaram com ele."
O Teorema Katherine poderia ser classificado como o melhor livro do ano. Tem uma temática envolvente, personagens marcantes e fora do padrão, uma história de amor e pitada de graça que dá todo o charme da trama. A única coisa que não me permite classificar o livro como o melhor de 2013 é a maldita matemática. Não gosto. Detesto. Odeio.

Colin é um garoto prodígio que sente a necessidade de ser reconhecido, de fazer algo grandioso e significativo pasra fazer-se notar (característica que todos - ou a maioria - de nós temos, até um certo ponto). Acontece que a sua nada habilidade em se envolver amorosamente reduz boa parte do seu tempo ao trauma pós-Katherine, já conhecido por seus pais e por Hassan. A Katherine XIX foi, sem sombra de dúvidas, a que mais marcou e mexeu com o Colin. E por isso, ele tenta descobrir o que deu errado, aonde ele pisou na bola, o que fez a número 19 terminar com ele e, é claro, um modo de reatar o namoro.

A diagramação do livro é muito boa. As páginas são amareladas (♥), a capa é linda e traz detalhes que são significativos no livro. Os ícones (na capa) caracterizam cada etapa da história e os números sobrescritos (muito conhecidos como 'Nota do Tradutor - N.do T. -') são, na verdade, notas do autor. Notas bem engraçadas, em sua maioria, e quem dão todo o sentido da história, pois ajudam bastante na compreensão.

Carrego O Teorema Katherine pra vida. É um daqueles livros que valem a pena ser lidos e relidos quantas vezes forem necessárias. Só não ganhou 5 estrelas por causa da matemática. Apesar dela ser a essência do livro. Acho que cada um de nós temos um pequeno Colin Singleton dentro de nós. Sei lá, só acho.

Veja também!

2 comentários

  1. Quero muito ler esse livro, já vi vááárias resenhas sobre e toda vez fico na vontade, com certeza vou tentar ler ele nas férias hahahaha
    Escritas de Verão | Facebook Instagram

    ResponderExcluir
  2. O Theorema de Katherine deve ser ótimo, eu tô com "a culpa é das estrelas" pra ler aqui, só que tenho que ter animo pra ler hahaha

    Tem post novo no blog, dá uma passadinha lá..
    Blog | Facebook

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz deixando um comentário ♥

Editoras Parceiras

Galeria