­
­

Resenha: Fazendo Meu Filme 1 - A Estreia de Fani, por Paula Pimenta

segunda-feira, novembro 11, 2013

Livro: Fazendo Meu Filme 1 - A Estreia de Fani
Autora: Paula Pimenta
Editora: Gutenberg
ISBN: 9788589239844
Ano: 2009
Páginas: 336
Sinopse: Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. “Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades.




Estefânia Castelino Belluz, ou simplesmente Fani, é uma jovem de 16 anos que mora em Belo Horizonte, Minas Gerais. Me identifiquei com a personagem desde o primeiro capítulo, quando Fani nos apreseta a lista com seus filmes favoritos. Suas principais distrações são tomar sorvete, bater perna no shopping e ver filmes. Ela tem uma paixão platônica por seu professor de  Biologia e acaba de se inscrever em um programa de intercâmbio por incentivo de sua mãe. 

Depois de uma grande decepção, Fani, que estava bastante dividida entre viajar para a Inglaterra ou continuar no Brasil com seus amigos e família, finalmente anima-se a passar um ano no exterior. Acontece que a partir de uma brincadeira, suas melhores amigas - Natália e Gabi - passam a insistir que Leo - melhor amigo de Fani - está apaixonado por ela. Mas Fani é um pouco lenta na arte de amar...

Depois de muito "dar murro em ponta de faca" com livros nacionais, Paula Pimenta vem dizer que nem tudo está perdido! Como já disse, me identifiquei muito com a personagem principal e quis viver uma vida mais "Estefanática". Ok, confesso que achei meio estranho o modo como os adolescentes da história vivem, mas parando para pensar, sabemos que em alguns lugares essa é a realidade dos jovens brasileiros. 

Algumas vezes, pensei em gritar com a Fani. Ela tem o pode de não enxergar coisas óbvias e entrar em desespero em situações um tanto mais complicadas. Mas a verdade é que ela é o retrato da maioria das adolescentes brasileiras, de modo que a história é um misto de romance e comédia, de modo leve e realmente agradável. 

Paula, que já afirmou ser fã de Meg Cabot, conseguiu mostrar que tem tanto talento quanto a escritora de Diário da Princesa. A Estreia de Fani é o primeiro dos quatro livros que compõem a saga e apesar do fim de FMF 1 não ser tão instigante, pretendo ler FMF 2 - Fani na Terra da Rainha em breve. 

Ah, outro detalhe bem legal é que cada início de capítulo traz um quote de filme da lista de favoritos da Fani. Original, né? :)





Veja também!

0 comentários

Faça uma blogueira feliz deixando um comentário ♥

Editoras Parceiras

Galeria