Resenha: Extraordinário, por R.J. Palacio

domingo, dezembro 15, 2013

Livro: Extraordinário
Autora: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
ISBN:  9788580573015
Ano: 2013
Páginas: 320
Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.




Auggie Pullman tem dez anos e é um garoto extraordinário. Ele faz coisas comuns, como garotos comuns. Acontece, que August nasceu com uma síndrome causadora de uma deformidade facial muito grave. Quando menor, ele passou por várias cirurgias e mesmo após todas elas, ele assustava a todos - desde crianças, até velhinhos - por onde passava e a mãe dele dava-lhe aulas em casa. Até que um dia ela decide que seria uma boa ideia colocar Auggie na escola mas, ao mesmo tempo, fica receosa com o modo que as crianças podem vir a tratá-lo, já que ele já é bastante "temido" por onde passa.


Acho que Extraordinário é aquele livro que toca o íntimo do seu ser e lhe faz refletir sobre como qualquer problema é bobagem. August, mesmo passando por muitas dificuldades devido à sua seríssima deformidade facial, que faz com que todos tem medo dele, sabe como contornar a situação. Em alguns momentos, é perceptível a tristeza do personagem principal, mas em outros, ele se mostra que é possível ser feliz em meio às dificuldades.

Uma das características do livro que me fizeram favoritá-lo, é que algumas partes são narradas pelo Auggie, mas outras são narradas pelos amigos e parentes dele. Logo, é impossível saber o que se passa na mente daqueles que convivem com ele e que, direta ou indiretamente, sofrem com as limitações do garoto.

Você sabia que a R. J. Palacio escreveu esse livro meio baseado numa história real? Pois é, a autora estava em uma sorveteria com seus dois filhos de 10 e 3 anos, quando entrou uma garotinha com deformidade facial. O mais novo começou a chorar alto e o mais velho pareceu bastante assustado. Ela tirou as duas crianças da sorveteria, não por eles, mas para não magoar a garotinha. Ela nunca mais viu a menina, mas escreveu Extraordinário, pois ficou pensando como devia ser a vida dela e de sua família.

A autora criou uma campanha anti-bullying na internet em prol da gentileza, compaixão e educação. Acesse http://choosekind.tumblr.com/ para saber mais ;)

Quanto ao livro, um dos meus favoritos. A história é linda, a capa é linda e a formatação muito boa. E o Auggie é uma criança apaixonante ♥


Veja também!

0 comentários

Faça uma blogueira feliz deixando um comentário ♥

Editoras Parceiras

Galeria