Resenha: Divergente, por Veronica Roth

sábado, abril 19, 2014

DivergenteLivro: Divergente
Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco
ISBN: 9788579801310
Ano: 2012
Páginas: 502
Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.




Eu acredito que quando nós lemos e gostamos de um livro, há três tipos de situação: 
a) Quando você gosta;
b) Quando você gosta e quer ter na sua estante; 
c) Quando você gosta, quer ter na sua estante e PRECISA que outras pessoas o leiam. 

"Divergente", o livro de Veronica Roth, publicado no Brasil pela Rocco Jovens Leitores e que acaba de ganhar adaptação cinematográfica, é o livro do ano. Sinceramente, quero mais. Tenho sede de mais. Chorei para o meu namorado comprar "Insurgente". Sinto-me o Damon sem vodca. É sério. 

Ganhei este livro de presente de uma amiga (valeu, sementinha, você é até fofinha ^^ huehue), que me pediu que escolhesse um exemplar. Eu tinha outros livros no topo da minha wishlist, porém, com a estreia do filme, acabei escolhendo Divergente. Arrependimento? Nenhum. Como já tinha assistido o trailer, a imagem da Tris/Beatrice e do Four (não consigo chamá-lo de Quatro) estiveram fixas na minha mente durante toda a leitura, o que não foi ruim, porque não consigo imaginar atores melhores. Quero muito ver o filme!


Dividiram-se em quatro facções que procuravam erradicar essas qualidades que acreditavam ser responsáveis pela desordem no mundo.[...]
- Os que culpavam a agressividade formaram a Amizade.[...]
- Os que culpavam a ignorância se tornaram a Erudição.[...]
- Os que culpavam a duplicidade fundaram a Franqueza.[...]
- Os que culpavam o egoísmo geraram a Abnegação.[...]
- E os que culpavam a covardia se juntaram à Audácia.

Não posso aprofundar muito essa resenha por motivos de: cada linha é uma surpresa; mas posso dizer com toda certeza que cada crítica positiva que Divergente recebeu, foi muito merecida. Quem me acompanha no twitter, sabe que eu não sou fã de distopias e eu sempre procuro evitá-las. Não curto THG e fiquei meio "bolada" ao ver a Tris sendo comparada à Katniss. Achei ofensivo. 

Tris tornou-se uma das minhas heroínas favoritas. Sabe aquele mocinho que se vinga? Amo/sou ♥  A garota tem atitude, não apanha à toa e mostra pra que veio. 

Em suma, eu adorei (deu pra perceber né?). JU-RO que vale o seu dinheiro. Minha distopia favorita! Espero não me arrepender com Insurgente e Convergente. Veronica Roth tem uma escrita encantadora por ser ao mesmo tempo, leve, segura e muito entusiasmante. A capa é linda, as páginas são amareladas e vemk Quatro ♥ 





Veja também!

0 comentários

Faça uma blogueira feliz deixando um comentário ♥

Editoras Parceiras

Galeria