Resenha: Vaclav & Lena, por Hayley Tanner

segunda-feira, abril 28, 2014

Vaclav & LenaLivro: Vaclav & Lena

Autora: Hayley Tanner
Editora:  Intrínseca
ISBN: 9788580572056
Ano: 2012
Páginas:  271
Sinopse: Vaclav e Lena parecem destinados um ao outro. Eles se encontram pela primeira vez aos 6 anos, numa aula de inglês para imigrantes em Brighton Beach, no Brooklyn. Vaclav é precoce e falante. Lena, com dificuldade no idioma, refugia-se na segurança de sua adoração por ele. Ele imagina a história dos dois se desenrolando como em um conto de fadas. No entanto, uma das muitas verdades a serem descobertas nessa extraordinária obra de estreia de Haley Tanner é que "felizes para sempre" nunca é um desfecho garantido. Um dia, Lena não vai à escola. Desaparece da vida de Vaclav e da família dele como num cruel truque de mágica. Durante os sete anos seguintes, Vaclav deseja boa-noite a Lena todos os dias, perguntando-se se ela faz o mesmo onde quer que esteja. No dia do aniversário de 17 anos de Lena, ele finalmente descobre o que aconteceu. 


Não lembro qual foi a última vez que demorei uma semana para ler um livro que estava muito empolgada no início da leitura. E não, a história não "esfria", mas a escrita de Hayley Tanner não é muito cativante. Ok, vamos pingar os pontos nos i's. 

Vaclav e Lena são imigrantes/filhos de imigrantes e se conhecem aos seis anos porque são isolados no colégio e ninguém gosta deles, com isso em comum, os pais dele e a Tia dela acham que é uma boa ideia torná-los amigos. Vaclav sonha em ser mágico e tem fascínio por David Copperfield. Quer ser o próximo Holdini e conta com a ajuda de sua adorável assistente, a Linda Lena. 

Inicialmente, eu achei uma história infanto-juvenil fofa feito por e para crianças. Mas não é bem assim. "Vaclav & Lena" não é um livros para crianças e eu diria mais; diria que o livro é bem mais jovem-adulto. 

Talvez seja sempre assim mesmo. Talvez alguém sempre queira mais. Talvez para todo mundo chegue uma hora em que a gente se dá conta de que andou mentindo sem querer ao dizer eu te amo, estou com saudades, você é linda, você é a mais linda, quero que você nunca mais vá embora. Talvez esse tempo termine e tudo volte a ser verdadeiro, como a gente sempre achou que fosse. Talvez esse tempo nunca termine. Se esse tempo termina, uma decisão inteligente seria esperar que chegasse ao fim. Se não termina, então talvez a gente não devesse esperar, talvez fosse melhor procurar outra pessoa a quem se possa dizer essas coisas sem mentir. 

Mesmo tendo uma visão sobre a vida, sobre o amor e sobre comportamento; realmente linda e tocante, devo admitir que me decepcionei muito. Acredito que a autora se perdeu no meio da estória e várias interrogações pairaram minha cabeça após a leitura. De inicio, minha intenção era avaliar o livro como muito, muito ruim. Apesar da ideia ser boa, foi mal aproveitada e o foco completamente perdido, como se de repente, a ideia principal fosse outra. 

No entanto, parei pra refletir que talvez, o que eu achava ser a ideia do livro, não o fosse. A minha avaliação melhorou, mas minhas interrogações continuaram ali, vivas. Tradução: Gostei, a história é bonita, mas o final é bem decepcionante. Minhas três estrelas indicam: Boa diagramação, capa bonita e com ótima combinação de cores e boa estória até a página 2 (ok, não até a página 2, né?).



Veja também!

0 comentários

Faça uma blogueira feliz deixando um comentário ♥

Editoras Parceiras

Galeria