Resenha: Ratos, por Gordon Reece

quarta-feira, agosto 27, 2014

RatosLivro: Ratos
Autor: Gordon Reece
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580570700
Ano: 2011
Páginas: 240
Compre: Saraiva - Cultura - Submarino
Sinopse: Shelley e a mãe foram maltratadas a vida inteira. Elas têm consciência disso, mas não sabem reagir — são como ratos, estão sempre entocadas e coagidas. Shelley, vítima de um longo período de bullying que culminou em um violento atentado, não frequenta a escola. Esteve perto da morte, e as cicatrizes em seu rosto a lembram disso. Ainda se refazendo do ataque e se recuperando do humilhante divórcio dos pais, ela e a mãe vivem refugiadas em um chalé afastado da cidade. Confiantes de que o pesadelo acabou elas enfim se sentem confortáveis, entre livros, instrumentos musicais e canecas de chocolate quente junto à lareira. Mas, na noite em que Shelley completa dezesseis anos, um estranho invade a tranquilidade das duas e um sentimento é despertado na menina. Os acontecimentos que se seguem instauram o caos em tudo o que pensam e sentem em relação a elas mesmas e ao mundo que sempre as castigou. Até mesmo os ratos têm um limite.





"Ratos" é um livro curto, dividido, basicamente, em dois momentos distintos. Inicialmente, conhecemos a história de uma jovem vítima de bullying na escola. Como é de praxe, as "brincadeiras" começaram leves e Shelley, achando que tudo passaria rápido, não se deu conta das dimensões que aquilo estava tomando. Tudo ganha uma nova visão quando ela começa a sofrer atentados, chegando a ponto de tornar-se um caso público e Shelley viver isolada com a mãe. Num segundo momento, conhecemos a real história do livro e é como se fôssemos apresentados a pessoas completamente diferentes. 

De início, fiquei um pouco assustada com o livro. O autor trata do bullying de uma maneira bem cruel, mas verdadeira. Por vezes, consegui me colocar no lugar da Shelley. Por outro lado, Gordon Reece nos faz ver, literalmente, as duas faces da moeda (ou da garota), abordanfo uma mistura de temas que causam todos uma sentimentos possíveis e prováveis como numa avalanche.

Alguns personagens não mostraram serviço e eu demorei um pouco para entender qual a real intenção do autor ao adotá-los. Acredito que o desenvolvimento, apesar de bom, poderia apresentar fatores que "apimentassem" a trama e prolongasse o livro.

"Ratos" pode não ser O livro, mas tem um enredo bem leve e instigante. Além disso, a capa é bem criativa (com a toca em 3D) e a Intrínseca acertou mais uma vez na diagramação!

Veja também!

0 comentários

Faça uma blogueira feliz deixando um comentário ♥

Editoras Parceiras

Galeria