"If I Stay": O choro é livre!

segunda-feira, dezembro 08, 2014


Tentei não assistir a adaptação cinematográfica do livro de Gayle Forman antes de lê-lo, mas não deu. Uma conhecida postou no twitter que o filme é muito melhor que o livro e eu precisei verificar. O que não faz sentido, já que ainda não li, né? Tradução: Desculpa esfarrapada detected. A verdade é  que minha curiosidade falou mais alto e ontem eu assisti ao lindo drama protagonizado por Chlöe Grace Moretz


No filme, Chlöe dá vida à Mia Hall, uma musicista de 17 anos que mora com os pais e o irmão mais novo, Teddy, e vive a dúvida entre dedicar-se à sua paixão por violoncelo e uma carreira de prodígio na Universidade Julliard ou amor que sente por Adam, um roqueiro mais velho vivido por Jamie Blackley. Um dia, durante uma viagem, Mia e sua família sofre um acidente de carro e toda a sua família morrendo, enquanto ela fica em coma. 

"Não é incrível como a vida parece uma coisa, e então, num instante se torna outra?"

Entre a vida e morte, o espírito da personagem revive lembranças e memórias que nos são apresentados na forma de flashbacks e que fazem-na refletir sobre o passado e sobre o futuro que pode vir a ter. Só que esse futuro só depende dela. 


É o seguinte: O choro é livre! Pra mim, "Se Eu Ficar" é muito mais que um simples romance ou uma história de amor que vence as barreiras da morte. Ok, isso soou bem brega. Não sei quanto ao livro ou o que o autor quis passar, mas o que eu entendi é que trata-se de uma mensagem bem clara dizendo: "Cuidado pra não ser tarde demais". 

Mia tinha uma família maravilhosa, um irmão incetivador, um pai fascinante e uma mãe super conselheira; mas em certos momentos, ela não deva o devido reconhecimento que eles mereciam. Seu amor por Adam e os planos que tinha com ele eram maiores. Não que seja errado, longe de mim julgar isso, mas o fim do filme traz uma cena clara onde ela reconhece que não tinha noção de que aquele também era o seu mundo e que ela estava tão preocupada em estar ou não encaixada, que não percebeu que sua família e seus amigos eram o encaixe perfeito. 

É claro que seus sentimentos pelo músico também tem valor de peso no desfecho do filme, mas o meu olhar enquanto telespectadora é que a moral vai muito além de um amor adolescente. Vai até o amor fraterno e de tudo que ele é capaz. 

"A vida é uma grande, uma gigantesca confusão. Mas essa é também a beleza dela."

O livro "Se Eu Ficar" já tem sequência: "Para Onde Ela Foi". Agora eu vou ler os livros e esperar o próximo filme pra chorar mais um pouquinho! Hahahahaha



Ah! E sobre o final de "If I Stay": Gayle Forman, isso NÃO se faz! :(

Assistam!!!! Não vão se arrepender, juro! 

Super beijo! ♥

Veja também!

1 comentários

  1. Pois é, eu curti o filme, mas teve pontos que não gostei.
    Sua análise foi ótima, não tinha visto por esse ponto: "cuidado pra não ser tarde demais". Aquela cena da fogueira foi muito bonita mesmo, e passou essa mensagem claramente. Ok, nem tanto, porque eu nem atentei, rs!

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz deixando um comentário ♥

Editoras Parceiras

Galeria