"I L♥VE YOU!" - Como aprender inglês gastando pouco!

terça-feira, fevereiro 17, 2015



Semana passada, no post da Batalha de Capas, comentei que estava comprando livros em inglês para treinar a língua enquanto o curso não volta das férias. Então, algumas pessoas me mandaram e-mail perguntando sobre o meu nível de inglês e se eu tenho alguma técnica para ler livros estrangeiros. 

Eu sempre gostei de inglês, desde a escola, e ficava bem irritada com o fato das professoras explicarem os mesmos assuntos, todos anos mesmo em colégios diferentes. E meus pais sempre acharam que falar outra era importante pra algum trabalho e etc. Como tudo que eu sabia de inglês foi obtido das músicas que eu ouvia, com 13 anos, eu comecei a fazer inglês em cursinho em Aracruz, a cidade em que eu morava lá no Espírito Santo. Comecei do basiquinho mesmo, porque além de saber bem pouco, eu aprendi muita coisa que eu achava que sabia. Eu fazia todas as terças e quintas à noite e a única coisa que eu não gostava era o horário porque eu chegava cansada da escola e tinha que ir, o que me dava muita preguiça.


Mas  eu sempre tive muita facilidade em aprender e gostar da língua ajudava muito. Com 14, continuei fazendo no mesmo curso, mas à tarde, que era muito mais confortável e eu ia muito mais animada. Nesse segundo ano (lá era anual), a minha professora nos propôs a ideia da turma ler um livro. Como a turma era bem pequena (tinha umas seis pessoas, mais ou menos), a gente dividiu o Oliver Twist e marcamos um dia pra cada sua parte da história. 

Agora PASMEM, eu fiquei com a penúltima parte! Nunca tinha visto o filme, nem nada e tinha que contar o fim da história. E o desafio era não usar o dicionário. Foi bem complicado e eu pensava em desistir toda hora, mas a Natália (minha prof na época) era um amor e me ajudou bastante. No fim das contas, eu juntei o livro depois e li todo (em inglês!). Depois disso eu animei total e comecei a ver filmes e séries em inglês. 

Quando eu entrei na escola técnica, parei de fazer o curso para me dedicar mais ao colégio, mas o inglês lá era muito melhor (uh, é federal!). Com a mudança para Salvador, decidi que ia voltar para o curso. Fiz mais dois semestres com professores maravilhosos e eu aprendi muito, não só a grafia e a pronúncia, mas coisas como linguagem de internet, diálogos para intercambistas ou viajante e tudo em sala, com conversas casuais. E no próximo sábado eu começo o ÚLTIMO SEMESTREEEEE!!!! Vocês não tem noção da felicidade que estou, porque eu gosto muito de inglês mas eu estou ficando velha e sair de casa dia de sábado antes do meio-dia já me soa: "Vamos para a forca?". Quase isso.



Hoje eu leio livros, vejo filmes em inglês e sem legenda, assisto séries e sei que muito disso devo aos professores que eu tive e a minha força de vontade. Já recebi dicas de como ler livros ou matéria: "Grafe as palavras que você não sabe", "Extraia o assunto principal"... Desculpa, mas é muito chato.

Minha dica para quem quer aprender inglês e não tem condições de pagar um curso é: 
  1. Começar um livro assim, de cara, é complicado. Nas bancas tem revistas em inglês, procura um site gringo que você goste e tente entender a matéria;
  2. Assista entrevistas dos seus artistas favoritos, tente acompanhar com e sem legenda;
  3. Veja filmes (mesmo que você já tenha visto 1 milhão de vezes) em inglês e com legenda em português. Depois troque e coloque áudio e legenda em inglês.
E por aí vai. Mas não desista. Aprender uma língua diferente não é fácil mas é necessário e o esforço é recompensado com pequenas coisas como terminar de ler um livro que você espera muito, mas ainda não foi traduzido! Acredite, vale muito a pena.

Ufa! Esse post ficou imenso! E se você chegou até, meus parabéns, você é WEE ARE THE CHAMPIONS MY FRIEEEND Pà Pà Pà Pà Pà

Não? Ok.

HUAHUAH Obrigada por tudo, pessoal!

Me acompanhe também nas redes sociais:  Twitter || Tumblr || Instagram

Veja também!

3 comentários

  1. Pois é, tenho 17 de anos e nunca fiz curso. O que sei de Inglês e Italiano foi o que aprendi em músicas e um pouco em filmes, o que eu acho bom, já que como você, tenho facilidade com a língua. Li um livro em inglês, já, mas quero avançar muito mais. Tenho muito mais facilidade em ler que em falar, porque fico insegura e tenho medo de passar vergonha!

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clara, tudo bem?
      Eu também sou muito insegura quando o assunto é falar. E até nisso o curso me ajuda bastante, porque já que as poucas pessoas que falam inglês e que eu conheço estão lá, quando não pratico com meus professores e colegas, não me sinto a vontade para falar com os outros. Chato, né? :/

      Beijo!

      Excluir
  2. Eu sempre fui apaixonada pelo inglês, já vi dois anos de curso só que não cheguei a pegar o diploma, as dicas que você deu são super válidas. Eu estou para começar a ler inglês este ano, quero experimentar esta sensação para ver o quanto eu tenho que melhorar.
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz deixando um comentário ♥

Editoras Parceiras

Galeria