Resenha: Silo, por Hugh Howey

quinta-feira, março 19, 2015

SiloTodos de pé cantando "Aleluia", por favor! Não, não é uma miragem! Não, não é um post fake! E sim, eu terminei de ler Silo.Comecei a lê-lo em outubro do ano passado e cheguei a comentar lá no instagram que esse foi um dos livros que eu mais aguardei em 2014, desde que me apaixonei por ele na Turnê Intrínseca!

No mundo futurístico criado por Hugh Howey, o planeta foi destruído e o ar é fatal. As pessoas que sobreviveram ao colapso vivem enclausurados em um imenso silo subterrâneo. Homens, mulheres e crianças vivem sob regulamentos severos e qualquer resquício de esperança, otimismo ou opiniões, pode ser o caminho para a morte certa.

 Um crime cuja punição é simples e mortal.
Elas são levadas para o lado de fora.
Juliette é uma dessas pessoas.
E talvez seja a última. 

                   
Dizer que SILO é, certamente, a minha maior decepção literária do ano de 2015 não é exagero. Como disse lá em cima, comecei lendo o livro ano passado, mas travei. Fiquei uns quatro ou cinco meses sem ler por um tempo achei que ia entrar pra minha lista (até então contada em dedos de uma única mão) de livros abandonados.

No momento eu me pergunto se não teria me poupado tempo se tivesse abandonado o livro. Alô Hugh Howey? Chateada com a sua pessoa. O livro começa muito bom, fica um pouco enrolado demais, depois fica incrível e por fim, puf. Acabou de maneira tão vazia e sem sentido, sem várias explicações, que eu me senti o Gus (de A Culpa é das Estrelas) quando termina de ler "Uma Aflição Imperial": "Será que faltaram algumas páginas do meu exemplar?". Não compreendo.

Descobri faz pouco tempo que esse é só o primeiro volume de uma trilogia, mas pelo que li de "Ordem", o segundo volume, não fiquei muito animada. Mesmo estando bastante decepcionada com o desfecho de Silo, acredito que o livro se encaixe na categoria bom.

Tudo bem, não quero ser incoerente. A história é muito boa e provavelmente é o mundo distópico mais bem elaborado, sem contar em personagens de altíssimo potencial. O problema é que o autor abriu vários caminhos e, no fim, nem metade deles estavam fechados ou, pelo menos, entrecruzados.

Sobre Silo, esse é o meu parecer. Talvez eu acabe lendo Ordem e Legado (tenho certeza que o nome será esse huehuhehue) e mude de ideia, afinal de contas, tudo é possível, né?

Beijo beijo ♥  

Me acompanhe também nas redes sociais:  Twitter || Tumblr || Instagram || Facebook

Veja também!

2 comentários

  1. Tive uma relação parecida com Silo, também comecei a ler em outubro e quando chegou as férias fiz uma promessa: "só pego em outro livro se eu terminar Silo" e foi só assim para eu terminar de ler ano passado!
    Não sei em que o Hugh caprichou mais, no mundo distópico ou na enrolação!

    Beijão, Giovana
    Blog: Dei um Jeito // Sorteio de Marcadores

    ResponderExcluir
  2. Bem, eu li O silo e acabei de ler a Ordem. Simplesmente adorei, pois retrata temas que muitos cientistas se preocupam e loucos acreditam em Criogenia, onde é abordado em Ordem. Claro que o autor escreve a Ordem com uma cronologia do passado e futuro juntos e ou intercalados onde as historias tem um desfecho e segredos vão sendo desvendados. Estou na expectativa do ultimo volume .

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz deixando um comentário ♥

Editoras Parceiras

Galeria