Raciocina Comigo: São tempos difíceis para os blogueiros...

terça-feira, novembro 10, 2015


Eu me reprimi MUITO quanto a escrever esse post. Mas veja bem, são assuntos delicados que exigem uma análise porque sim, são tempos difíceis para ser um blogueiro e para trabalhar com internet.

Há alguns dias, vários portais de notícias divulgaram uma matéria sobre a blogueira australiana Essena O'Neill que editou as legendas das fotos que tinha no Instagram, criando uma campanha a fim de criticar o modelo de "vida perfeita" que os blogueiros e famosos ostentam na internetch, explicando a verdadeira história por trás de cada imagem. Para traduzir, ela simplesmente divulgou a existência de publicidade na internet. 

Para ser sincera, eu achei a Essena um tantinho (muito) precipitada. Postar uma foto divulgando o vestido da loja X, um artigo de decoração de Y ou um filme muito legal de Z, só é algo falso se você assim o fizer. Quando um blogueiro recebe um presskit para experimentar um produto, faz a divulgação dele e é pago para isso, ele não entra no hall das falsianes vendidas. Não se ele leva seu trabalho e, sobretudo, seu público à sério.

Quando se conquista um público fiel na internet, a honestidade é crucial. Se eu não gostei de um produto, um livro ou qualquer outra coisa, é vero que eu darei a minha sincera opinião a vocês e fica a seu critério decidir se vai ou não dar uma chance ao dito cujo. E acreditem, se eu indicar algo, é porque aquilo trouxe algo positivo para mim. Vê? Honestidade, sinceridade, verdade... Com o seu público e consigo mesmo. 

Outra coisa que ela citou em suas legendas editadas, eram os reais sentimentos por trás dos sorrisos. Acredito que isso também é algo muito relativo. Todo mundo tem problemas, ninguém tem a vida perfeita. Mas eu não quero dividir problemas nas minhas redes sociais. Ninguém posta uma foto no Instagram com a legenda "estou triste, briguei com o meu namorado". Nas minhas redes sociais eu quero postar coisas legais, felizes e que alegrem o dia de quem veja. Se eu não me sinto bem, seja  física ou psicologicamente, eu não vou postar nada e se a coisa for realmente feia, eu vou me afastar por um tempo. Vamos parar com essa ideia de que blogueiro é super-humano, viu?

Por outro lado, ainda ontem a polêmica que tomou conta do Twitter e de vários sites foi a dica dada pela musa fitness Gabriela Pugliesi no Snapchat. Segundo ela, uma boa forma de não sair da dieta era enviar nudes para sua melhor amiga e se desafiar: se você sair da dieta, ela divulga suas fotos. Precisa dizer o quanto isso é insano?

Ok, segundo ela, isso foi só uma brincadeira. Entretanto, não dá pra esquecer que os seguidores da Gabi são majoritariamente adolescentes do sexo feminino e que essa foi uma brincadeira bem infeliz. Aí que entra uma questão muito importante: a partir do momento em que se conquista um número considerável de seguidores e que se é uma figura pública, é preciso parar e entender quem é o seu público. Não é algo geral, mas muitas garotas que seguem a Pugliesi, almejam o corpo perfeito e não medem esforços para fazê-lo. Se essas pessoas a veem como um exemplo a ser seguido... Não precisa ser nenhum gênio para entender, né?

Entendem porque eu digo que são tempos difíceis para nós? Quem não conhece a blogosfera e não faz parte disso tudo, fica horrorizado com tais notícias. E pra ser sincera eu já cansei de matéria no Fantástico falando sobre perigos na internet, minha mãe tá sempre vendo, poxa! :( Hahahaha!

Declaro para fins de direitos autorais que não são minhas as imagens usadas nesse post. Se ela for sua ou de alguém que você conheça, deixe um comentário e os devidos créditos serão atribuídos. 

Veja também!

0 comentários

Faça uma blogueira feliz deixando um comentário ♥

Editoras Parceiras

Galeria