Resenha: O Substituto, por David Nicholls

quinta-feira, julho 16, 2015


           O SubstitutoPara Josh Harper, ser ator significa ter dinheiro, fama, mulheres aos seus pés e o papel principal nos palcos de Londres. Para Stephen C. McQueen, trata-se de uma longa e desastrosa carreira como figurante. Stephen tem um nome que não ajuda (não, ele não é parente do famoso Steve McQueen), um agente pouco interessado, um relacionamento complicado com a ex-mulher e a filha e um trabalho como substituto de Josh Harper, o 12º Homem mais Sexy do Mundo. E, quando percebe que está apaixonado por Nora, a linda e inteligente esposa de Josh, sabe que as coisas podem ficar ainda mais difíceis para ele. Ou, quem sabe, essa não é justamente sua Grande Chance?

Finalmente terminei de ler o primeiro livro da Maratona Literária de Inverno. Por sinal, com uma baita ressaca literária e uma confusão de arrancar os cabelos. 

Se você procura uma leitura leve, despretensiosa e engraçada, leia O Substituto. Josh Harper é um famoso ator americano que encanta multidões no teatro e no cinema; e Stephen McQueen... Bem, Stephen é o substituto dele na peça, que espera o dia em que Josh quebrará um braço ou uma perna, o dia que terá sua Grande Chance. Enquanto isso não acontece, ele faz o papel da figura fantasmagórica que abre a porta, fecha a porta e sai de cena; faz passeios semanais com a filha de oito anos que parece muito mais inteligente que ele; briga com a ex-mulher, que não acredita que ele se tornará um ator famoso; e fuma cigarros em sua quitinete/estúdio que sequer tem uma geladeira. 

A vida de Stephen começa a mudar num simples mal entendido. Josh o convida para ir à sua casa durante uma festa, coisa que nunca acontecera antes, e pede que use um terno. É claro que Stephen fica super animado e gasta seus últimos euros com uma garrafa de champanhe. Acontece que Josh o convidou para ser garçom e não curtir. Como o salário era bom e o teatro não lhe rendia muita grana, Stephen resolve ficar e é nessa festa, rodeado de astros de Hollywood, drogas, álcool e gente arrogante, que ele conhece Nora, a incrível mulher de Josh Harper, e sem querer, ele acaba se apaixonando por ela. 

A situação piora quando Stephen descobre que Josh trai Nora e tudo começa a sair dos trilhos,já que Josh oferece a Grande Chance de Stephen em troca do seu silêncio. Só que o preço a pagar por essa Grande Chance pode ser mais alto do que O Substituto pensa. 

Aos fãs de Um Dia, recomendo que não leiam esse livro esperando algo nem um pouco parecido. A história não tem nada a ver com o romance e pode ser visto como decepcionante por quem espera demais. Como eu esperava uma leitura leve e engraçada, posso dizer que o livro me atingiu em cheio. O Stephen me deixou um pouco irritada porque tive a impressão de que ele não conquistava seu espaço no showbiz porque ele passava muito tempo se perguntando qual a razão do Josh - um completo babaca, por sinal - ser mais bem sucedido que ele, e não dando o melhor de si, procurando melhorar naquilo que ele era bom. Contudo, o amadurecimento do personagem pode ser percebido e eu fiquei muito satisfeita com o final. 

A capa é muito comum e não me chamou muito a atenção. Os capítulos são curtos e as fontes em ótimo tamanho. Uma leitura muito descontraída e com um humor ácido adorável! 

Beijo e obrigada por tudo, pessoal! ♥

Veja também!

1 comentários

  1. Eu vi o livro na sua resenha aqui e olhando a capa achei meio sem graça, nao achei q ia gostar de como descreveu tudo.
    A capa é feinha, mto simples mesmo, mas a estoria até q é boa, tem potencial.
    Acho q todo substituto fica doido pro outra se acidentar, hehe...mas eu achei esse Josh Harper mto do estupido, afff! Humildade faltou ne? Mas no geral gostei do enredo, acho q a estoria é uma confusao engraçada e com um pouco de romance talvez.
    Leria o livro de boa, como vc disse sem esperar mto...

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz deixando um comentário ♥

Editoras Parceiras

Galeria