Resenha: Naomi & Ely e a Lista do Não-Beijo, por David Levithan e Rachel Cohn!

quarta-feira, setembro 23, 2015

          Naomi & Ely e A Lista do Não-BeijoA quintessência menina-gosta-de-menino-que-gosta-de-meninos. Uma análise bem-humorada sobre relacionamentos. Naomi e Ely são amigos inseparáveis desde pequenos. Naomi ama Ely e está apaixonada por ele. Já o garoto, ama a amiga, mas prefere estar apaixonado, bem, por garotos. Para preservar a amizade, criam a lista do não beijo — a relação de caras que nenhum dos dois pode beijar em hipótese alguma. A lista do não beijo protege a amizade e assegura que nada vá abalar as estruturas da fundação Naomi & Ely. Até que... Ely beija o namorado de Naomi. E quando há amor, amizade e traição envolvidos, a reconciliação pode ser dolorosa e, claro, muito dramática.

"Existe algo profundamente íntimo em dizer a verdade em voz alta. Existe algo profundamente íntimo em ouvir a verdade. Existe algo profundamente íntimo em compartilhar a verdade, mesmo que você não entenda direito o que ela signifique."


Naomi & Ely são amigos desde criança, moram no mesmo prédio, amam avaliar os Starbucks(s?), e nem mesmo uma crise entre seus pais pôde abalar uma relação tão sólida. Naomi é uma garota deslumbrante e pode ter qualquer garoto aos seus pés. Ou melhor, qualquer garoto hétero, já que o único garoto por quem ela é verdadeiramente apaixonada é ninguém menos que Ely, seu melhor amigo, que por sinal é gay.

Ely é um cara lindo e que adora brincar com os sentimentos dos garotos. Quando ambos percebem que alguns caras despertam interesse nos dois, eles criam a Lista do Não Beijo, a lista de rapazes que nenhum dos dois podem beijar e, assim, garantem a paz no reino Naomi&Ely. Eles se completam e tudo vai bem, até que Ely beija Bruce, o Segundo (o namorado de Naomi).

"Sei que deveria ir embora. Simplesmente ir. Porque existe um momento em que um erro se transforma em um grande erro, e provavelmente seria melhor que eu recuperasse os sentidos antes que isso aconteça."

Eu amei esse livro, gente. Nunca tinha lido nenhum livro de David Levithan e nem de Rachel Cohn e foi uma primeira vez fantástica. Diferente de alguns colegas blogueiros, Naomi e Ely não me irritaram com suas briguinhas de "você pegou meu namorado" e "você nem gostava dele". Na verdade eu ri horrores, porque eles estavam brigando por algo sem tamanho. Ok, eu jamais perdoaria o Ely por motivos óbvios. Mas claramente a Naomi não se chateou por causa de Bruce, o Segundo, e sim porque seu crush eterno foi se apaixonar logo por ele, que é um tremendo pamonha! Acho que entender as particularidades dos dois melhores amigos e iniciar o livro sem "tomar partido" nessa discussão, é a melhor maneira de não odiar um dois. Vai por mim, não escolha um time.

O livro é cheio de personagens adoráveis. Tem o Bruce, o Primeiro (o primeiro Bruce que Naomi namorou), que foi o único personagem que me irritou de verdade, com seu jeito cachorrinho de agir; os moradores do prédio, que são bastante excêntricos; o Robin (homem) e a Robin (mulher); e o Gabriel, o porteiro gostoso e segundo colocado na Lista do Não-Beijo, que é meu novo crush literário. QUERO ♥

"A beleza não é apenas superficial. Só porque alguém é bonito, não quer dizer que não tenha uma alma por dentro. Não quer dizer que não sofreu igual a todos, ou que não tenha esperanças de ser um humano legal num mundo terrível."

A única coisa que me deu um pouquinho de dor de cabeça foi ler os capítulos do ponto de vista de Naomi, já que ela substitui palavras por emojis, e as vezes é difícil entender do que se trata. Mas nem isso, me fez gostar menos do livro. Os capítulos são narrados por diferentes personagens (uma ótima maneira de ver a coisa toda além da entidade Naomi&Ely), a fonte tem ótimo tamanho e as páginas são amareladas. E ah! A capa é muito linda, fazendo referência ao Starbucks ♥

Veja também!

0 comentários

Faça uma blogueira feliz deixando um comentário ♥

Editoras Parceiras

Galeria