Resenha: Um Ano Inesquecível, por Paula Pimenta e outras autoras!

quarta-feira, janeiro 06, 2016


Um Ano InesquecívelDizem por aí que os melhores momentos da vida são vividos na adolescência. Os primeiros amores, os encontros, as festas, as viagens, as surpresas… E são sempre os instantes inesperados que transformam um dia comum em uma lembrança especial, daquelas que nunca deixarão de nos acompanhar.

Este é um livro sobre esses momentos doces e sensíveis que não se apagam da memória tão facilmente. Quatro contos, em quatro estações do ano, sobre jovens que passam por vivências e sentimentos intensos. Paula Pimenta nos leva em uma viagem de inverno. Babi Dewet conta como um outono pode mudar tudo. Bruna Vieira mostra a paixão brotando com a primavera. E Thalita Rebouças narra um intenso amor de verão. Histórias de um ano inesquecível que vão ficar para sempre!



Um Ano Inesquecível é um livro com quatro contos das autoras Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças, em que cada uma nos apresenta uma adolescente vivendo um romance em cada época do ano: inverno, outono, primavera e verão, respectivamente. 

Sorte a minha foi ter iniciado essa leitura sem grandes expectativas. Apesar de conhecer (e admirar) o trabalho de quase todas as autoras - não conhecia a Babi Dewet -, tinha plena consciência de que livros com essa metodologia criam uma divergência de opinião: é comum gostar mais de um conto, que do outro. 

No Inverno, conhecemos Mabel. Uma adolescente que já está com todos os seus planos esquematizados: vai viajar com a galera, se divertir com as amigas e, de quebra, ficar perto do garoto por quem ela tem uma queda, Igor. Mas um balde de água fria cai sobre ela quando seus pais a obrigam a passar as férias de inverno numa viagem para o Chile. Seria uma sonho para a maioria das pessoas, mas para ela é um completo pesadelo até que ela conhece Ben, o maravilhoso instrutor de esqui. 

Esse foi o conto que mais me cativou, que me fez desejar viver a história. Apesar de clichê e não enxergar o óbvio, a Mabel é gente que nem a gente e faz papel de trouxa mesmo! Paula Pimenta não decepciona! ♥

No Outono, somos apresentados a dois protagonistas bem diferentes. De um lado, temos Anna Júlia, uma garota que gosta de viver uma vida regrada e que não curte música, mas sim, podcasts. É indo para o estágio num escritório de advocacia na Paulista, com uma troca de olhares, que ela conhece João Paulo, um músico. O rapaz, cujo nome é para homenagear dois dos Beatles (John e Paul), canta e toca na avenida e, é claro que, pra conquistar a garota, nada mais comum que mandar a música mais clichê de todas: Oh Anna Júliaaa, oh Anna Júliaa... ♪

Achei esse conto muito arrastado e muito cheio de detalhes desnecessários. Bastante cansativa, a leitura só deslanchou no ápice da história e fiz muito esforço para continuar. Se fosse para fazer um top 4, esse ficaria em último. 

Na Primavera, Jasmine é uma garota com sérios problemas em matemática. Quase reprovando, a única saída encontrada pela escola e por seus pais é um professor para dar aulas extras. Só que no meio de tantos números, ela pode conseguir bem mais que um 10 e esse pode ser só um começo de um grande problema. 

Bruna Vieira conseguiu nos apresentar a personagem mais próxima do real: uma garota que tem problemas nos estudos, mas que se esforça para melhorar; cujas colegas de escola tiram sarro com a as características físicas e que se joga numa paixão sem medir as consequências. Foi o meu segundo conto favorito, aliás. 

Por último, no Verão, conhecemos três amigas completamente diferentes: Inha, que almeja ser uma nutricionista excelente, Kaka, que sonha em casar com um príncipe, e Tati, que sonha em ser famosa. A vida dessas três gurias muda da água para o vinho em um carnaval muito especial com surpresas cabulosas vem para questionar: Amor de verão sobe a serra? 

O desfecho do livro traz a história mais engraçada, de um jeitinho todo Thalita Rebouças. É bem divertida, mas achei tudo aconteceu de forma muito instantânea e as personagens chegaram a ser doidas demais, a ponto de serem chatas. Para um conto que fecha o livro, a história foi muito confusa. 

No geral, UAI não é um livro ruim, mas não passa de bom, já que não tem nada que o classifique a mais que isso. Minha dica é: essa é uma leitura para fazer só depois que ler todas as prioridades da sua estante. 

Um beijo e obrigada por tudo, pessoal! ♥


Veja também!

2 comentários

  1. Juuuuuuuuuh!! Olha eu!!

    E ai tudo bem?? Eu até me interessei levemente por esse livro, por causa da Paula Pimenta não nego, acho que eu ainda leria ele sabe? Mas só se um dia eu der a sorte de encontrar o livro por 10 reais porque não darei mais do que isso nele!!
    Uma pena que você não tenha se agradado de todos os contos, mas é a vida nem tudo é ótimo como os da Pula Pimenta hahaha

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ali! <3
      Paula Pimenta é maravilhosa, né? Queria que ela fosse roteirista da minha vida kkkkk

      Um beijo ♥

      Excluir

Faça uma blogueira feliz deixando um comentário ♥

Editoras Parceiras

Galeria