A famigerada "hora de parar"!

sexta-feira, julho 15, 2016


Desde que eu citei na resenha de A Coroa essa "hora de parar", percebi que precisava falar um pouco mais sobre isso. Kiera Cass é só uma dos muitos autores que estendem uma trilogia ou série que amamos e acaba flopando.

Não sei vocês, mas eu odeio me despedir de uma série de livros. Foi assim com Harry Potter, Percy Jackson, Crepúsculo, Fazendo Meu Filme... É simplesmente horrível, porque de uma maneira ou outra, você criou uma relação com aqueles personagens. A ideia dessa relação, do convívio contínuo, acabar é tenebrosa, porque a gente sente falta. Bate a bad quando a gente lembra que não vai mais roer as unhas esperando o próximo lançamento, comprar o livro na pré-venda e admirar, com o coração tomado de felicidade, o alcance que livro tomou. Afinal, o mundo inteiro tem o direito de ler aquela série. Parece loucura, mas se você também for um leitor apaixonado, vai entender.

Mas pior do que a despedida, é quando o autor resolve prolongar a série e isso não funciona. Por que, raciocina comigo, no início, parece fantástico e você fica extasiado. Mas às vezes (muitas vezes) você se dá conta de que o autor passou da hora de parar. Seria ótimo eternizar os nossos personagens favoritos, mas tudo na vida tem começo, meio e fim. E dar continuidade a um ciclo que já se fechou, é água mole em pedra dura (e não, não bate até furar!).

Talvez o autor também não goste de despedidas. Talvez a série tenha feito tanto sucesso que ele é coagido a continuar, mesmo que não queira e não se sinta capaz. Talvez seja uma questão mercadológica. De um jeito ou de outro, o reflexo da insistência está no resultado do trabalho e isso frustra o leitor. Frustração. Decepção. Frustração e decepção são muito piores que a despedida. É claro, há casos em que a sequência é um sucesso, tem ótima receptividade e agrada os fãs, mas vem aqui, autor, chega pertinho e me responde: será mesmo que vale a pena? 

O desafio agora para nós, leitores, é não criar muita expectativa (o que é praticamente impossível). E faço um apelo aos autores: por favor, por favor, sejam mais racionais. Não se preocupem, seus sucessos não serão esquecidos. Como J.K. Rowling (rainha  ♥) disse na premiére do último filme do HP: "As histórias que amamos, vivem em nós para sempre". Não forcem, o barro não vai pegar.

Veja também!

0 comentários

Faça uma blogueira feliz deixando um comentário ♥

Editoras Parceiras

Galeria