Resenha: A Coroa, por Kiera Cass

terça-feira, julho 12, 2016


[SPOILER ALERT: Considerando que A Coroa é a continuação da série A Seleção, não é difícil imaginar que esse post é recheado de spoiler dos livros anteriores, não é mesmo? Então se você ainda não os leu, leia essa resenha por sua conta e risco.]

Kiera Cass é aquela autora que não sabe a famigerada "hora de parar". O que resultou em A Coroa. Quem leu a resenha de A Herdeira (aqui), sabe que há, mais ou menos, um ano atrás, eu defendi o livro, classifiquei-o como ótimo e entendi a Eadlyn. Posso voltar atrás e dizer que me arrependi?

Depois do que acontece com America no desfecho de A Herdeira, Maxon não consegue continuar no comando de Illéa, pois quer manter-se ao lado da esposa a cada segundo. Portanto, cabe a Eadlyn, como futura rainha, assumir a responsabilidade do governo e isso significa aproximar-se do povo e mostrar sua capacidade de governar. Paralelamente, sua própria seleção está rolando e, mais cedo ou mais tarde, ela precisará escolher seu futuro companheiro. 

Sinceramente, acho que Kiera se perdeu com o fim da trilogia. Agora eu vejo que as portas de Illéa para nós, leitores, deveriam ter sido fechadas no final feliz de Maxon e America. Em A Coroa, tudo acontece muito rápido. Pra começar, ainda não entendi a escolha da Eadlyn. Ele não era meu favorito e eu não consegui engolir essa paixão arrasadora. O desfecho foi um baque no governo de Illéa e até um pseudo vilão rolou no meio da história. Tradução: o livro foi uma completa enrolação.


Diferentemente do que estamos acostumados, o amadurecimento da Eadlyn não a torna uma pessoa melhor. Muito pelo contrário, ao fim da leitura, só conseguia pensar o que pessoas tão maravilhosas quanto a America e o Maxon fizeram pra merecer uma filha como a Eady. Depois que refleti melhor, percebi que a Eadlyn é uma personagem querida pra mim, mas o livro tem tanta informação, tanto conflito, tanta treta, que eu nem posso culpá-la por tomar decisões precipitadas.

Sinto dizer que esse foi o pior dos livros de A Seleção e que saber o que se passou após o casamento de Maxon e America foi desnecessária. Minha decepção do ano. E tem mais, volto a história da "hora de parar": Alguém devia ter parado a Kiera Cass em "A Escolha". Bastava a trilogia para Illéa ficar eternizada em nossos corações. 


Veja também!

0 comentários

Faça uma blogueira feliz deixando um comentário ♥

Editoras Parceiras

Galeria